segunda-feira, 25 de outubro de 2010

tartaruga marinha jateada em vidro incolor

Esse trabalho vou explicar como é feito , basta vcs acompanharem o blog nessa semana e verão que bela arte dá um belo trabalho para ser feito.

box jateados com criaturas marinhas

 Desenhos individuais, uso nos box com tema fundo do mar.

Casal de cisnes jateados em vidro incolor de 08 mm

 paisagem com cachoeiras no fundo.  Tento fazer o máximo para o desenho de foco principal não ficar bem no transpasse ,mas nesse caso não teve acordo.                Desenhei os cisnes separados dos demais desenhos,  livres da paisagem , assim dei um destaque a eles, estão dentro da paisagem e ao mesmo tempo estão separados dela, isso vulga muito para não preenchermos muito o desenho, se fazemos apenas o casal sem uma paisagem ia ficar monótono ao se ver , e desse jeito deu sentido ao foco principal que é o casal de cisnes.                                   

vidro fumê jateado- golfinhos e peixes+tartarugas

Box vidro fumê , desenho jateado com o tema ´´FUNDO DO MAR ´´


Temos que fazer uma arte bem leve ,pois o vidro fumê
é escuro e o jateamento fica cinza , muitas pessoas acham que ficam pesados esses tipos de trabalhos , mas não é verdade.

  Essa foto eu tirei com a luz apagada ,note que não ficou carregado.

arte em vidros jateados passo a passo - fundo do mar.

Bem , vamos pular a parte de como eu desenho , quem ainda não viu , basta entrar no indice do blog e acessar ´´COMO DESENHAR CAVALOS´´
bem , é o mesmo processo , só que desta vez desenhamos uma tartaruga marinha , basta pegar uma nota de Dois Reais e copiar a tartaruga no vinil.
Fiz umas marcações para entender melhor , como o casco da tartaruga é grosso, aplico um jato mais forte 35 lbs,
é o primeiro a ser jateado, o segundo é a nadadeira da frente, do mesmo jeito que fazemos uma rosa , jateamos pétalas por pétalas, a tartaruga também.
As rugas ( dobras do pescoço) leva uma pressão de 20 pés,  esse trabalho não é rápido, tem que ter paciência, se quiser deixar bem artístico.

Tartaruga em vidros jateados , o fundo do mar.

Vamos riscar a pata traseira para começar a jatear , deixo os gomos sem jatear , pois o brilho do vidro é que destacará o desenho.














Aqui temos a arte completa, jateamos o casco, a cabeça , a pata dianteira ,a barriga ,o colo do pescoço e por ultimo a pata trazeira, note que em todos os meus trabalhos deixo os olhos com o brilho do vidro ,ou seja sem jato nenhum.

tartarugas jateadas em vidros temperados+ peixes e golfinhos


 Gosto de ir criando o desenho aos poucos , ele ja esta na minha imaginação antes de eu começar , mas depois que eu faço os astros principais é que entro com detalhes.







Desenhar com a grafite integral 06B tem a vantagem de não sair quando jateamos por cima.












Olha como entrelaço as folhagens com o casco da tartaruga , depois que eu recortar as folhas vou usar duas pressões   20  lbs e 25 lbs.
















Nesse ângulo da para ver melhor, vou passar a folha por trás do peixinho.

tartarugas marinhas jateadas em box de vidro, com peixes e golfinhos

 terminada a tartaruga , podemos acrecestar umas folhagens para o trabalho nao ficar muito vazio , mas tambem temos que tomar cuidado para não carregar a arte, e a mesma perder o seu foco.




Jateamos com oxido 200  ( ou apenas com o pó que sobra na maquina , quanto mais fino melhor. Um seguidor do blog me disse que quando ele jateia com o pó o mesmo entope o bico da pistola, é realmente, para não acontecer isso eu faço um furo na mangueira bem perto do balde de oxido para poder entrar ar e pó na pistola ao mesmo tempo. Com o sinter-ball é mais complicado , ele fica dando uns soquinhos com o ar tipo
´´puf -puf-puf ´´ mas o trabalho fica mais bonito.




Depois jateamos a outra parte da folha com uma libra maior, sempre tentando fazer o degradê , por mais que seja pequeno o espaço a ser jateado.

Note na foto que eu uso uma pistola normal, como eu expliquei em postagens anteriores coloco um bico de caneta na ponta,para o leque do abrasivo sair mais fino.
depois de retirarmos todo o vinil, sentimos ao visualizar
 o desenho da tartaruga e das folhas como se tivessem a mesma tonalidade. Veja bem , se eu der um jato leve com pressao de 20 na primeira lateral da folha e depois eu jatear a segunda folha com 25  lbs , o jato vai pegar na primeira sombra e vai deixa-la mais forte,e o segundo jato que aumentei a pressão ficará mais fraco que o primeiro. Note as rugas da tartaruga ´´ se eu jateasse com as mesmas tonalidades ´´  as linhas das rugas iriam sumir.